quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Proibido Fumar


"A partir de hoje é literalmente proibido fumar na generalidade dos espaços fechados. Com a entrada em vigor da nova “lei do tabaco” , a proibição aplica-se a locais de trabalho, de atendimento directo ao público ou de cuidados de saúde, nas áreas de serviço e postos de abastecimento de combustíveis e até nos parques de estacionamento cobertos.
Nos estabelecimentos de restauração ou de bebidas, incluindo os que possuam salas ou espaços destinados a dança, também é proibido fumar, assim como nos transportes públicos.
Limitar o fumo nestes locais e estabelecer coimas que podem ir até aos 10 mil euros para os incumpridores serão razões suficientes para que os portugueses questionem se vale a pena ou não continuar a fumar? Este nível de restrição pode ser considerado um atentado à liberdade individual?"

A arquitectura vai sentir esta lei e podemos agora desenvolver uma "arquitectura do tabaco". Todos os espaços visados nesta lei vão ser pensados para fumadores e não fumadores, aqueles que construirem de raiz terão de pensar nos espaços para fumadores e os que já possuem os espaços vão ter que se adaptar. Os centros comerciais são um dos locais mais afectados:

"Gostava de ter uma sala de fumo em cada um dos centros comerciais onde os nossos clientes pudessem cómoda e confortavelmente fumar os seus cigarros. Está em curso uma avaliação da capacidade técnica para executar essa vontade. Teremos esse espaço nos centros em que tenhamos condições específicas - físicas e técnicas, de acordo com a lei. Entendemos isto [sala de fumo] como um serviço adicional que podemos prestar aos clientes", respondeu ao DN Álvaro Portela, presidente da Sonae Sierra. São proprietários de 20 centros comerciais, nomeadamente o Colombo, o Vasco da Gama, o Norte Shopping e o Algarve Shopping.

A excepção à regra de proibição do tabaco nos espaços Sonae são os restaurantes em que, "os proprietários podem decidir por criar espaços próprios para fumadores".

A Mundicenter (sete centros, entre os quais o Amoreiras) e o Dolce Vita (cinco a norte de Lisboa), preferem esperar pela reacção dos consumidores. "Será proibido fumar em todo o shopping, incluindo a restauração e o estacionamento. Apesar de não estarmos a equacionar a hipótese de haver espaços para fumadores, vamos avaliar o impacto da aplicação da nova lei", explica a porta-voz da Mundicenter.

Isto, porque ainda há questões que os empresários querem esclarecer, nomeadamente ao nível da sinalética, disse ao DN, fonte da Associação Portuguesa de Centros Comerciais. Terça-feira terão uma reunião na Direcção-Geral de Saúde para clarificar quais os procedimentos com a entrada da nova lei, 1 de Janeiro. "Os elevados custos na adaptação dos espaços para fumadores e não fumadores é uma das preocupações do sector", sublinhou.

Álvaro Portela admite a proibição de fumar leve "marginalmente" à diminuição de clientes. Para a Sonae, os centros comerciais são encarados não como espaços de compras mas como "locais de destino para estar" e, nesse sentido, "é natural que fumadores inveterados possam querer ir embora mais depressa ou evitar sequer ir aos shoppings", justifica.


Fala-se muito dos direitos do fumador e do seu direito a morrer. Muito bem, mas esta lei existe para defender os não fumadores e não os fumadores que são a minoria. Como não fumador estou muito contente por poder ir a qualquer restaurante sem ser incomodado por aquelas pessoas que mostravam uma indiferença notável a fumar mesmo na mesa ao lado.

2 comentários:

SeeD disse...

Acho interessante na perspectiva de desafio arquitetónico. Se já temos em consideração minorias como por exemplo deficientes motores ao projectar não vejo porque não pensar em locais dedicados a esta casta. Sem exageros, claro..

Eu também fiquei muito satisfeito com esta nova lei. Infelizmente já começam a falsear com o recente anúncio da alteração em relação às discotecas. Ainda por cima nem cheguei a ter oportunidade de ver em primeira mão a diferença no ambiente das discotocas smoke-free. *sigh*

Ah, e é triste que o único comentário neste post até agora tenha sido o de um bot :\

PEDRO NOVO ARQUITECTOS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.