quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Uma questão de pele .... por Massimiliano Fuskas







Abriu no mês passado o mega auditório com 10.000 lugares sentados projectado por M. Fuskas. Com inicio em 2002 o novo edifício Zenith é um projecto importante para a área de exposições, em Estrasburgo. Ele será a nova atracção que irá dar um novo impulso cultural para o desenvolvimento futuro das infra-estruturas da cidade. O conceito do projecto é baseado num sistema modular e uma organização bem equilibrada dos diferentes elementos: uma bela vista para todos os espectadores, uma boa acústica e um custo de gestão optimizado já previsto durante a fase de concepção do projeto.
O edifício foi entendido como um sistema único e unificador e escultura autónoma. Concebido por camadas e como se de trata-se de elipsoides a girar, formam a estrutura metálica da fachada.
O projeto com esta pele transparece um carácter muito dinâmico. Essa imagem fica reforçada com a membrana translúcida de "teflon", que cobre as camadas de aço e cria magníficos efeitos luminosos. Estas membranas de cor laranja abrangem também o volume do grande auditório. Esse espaço é o coração do edifício: uma área totalmente fechada e protegida, que cria uma atmosfera especial de teatro.
Projecções sobre o exterior da pele ajudam a criar efeitos lúdicos e a converter a fachada em num enorme cartaz comunicando com os transeuntes-a para os próximos eventos.

Nenhum comentário: