terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Faltam 185 dias para a abertura dos Jogos Olimpicos de Pequim

Quando faltam 185 dias para a abertura dos Jogos Olimpicos da China aqui ficam os dois edifícios mais marcantes, símbolos da nova imagem que a China pretende mostrar ao mundo.

O "ninho" projecto dos arquitectos suíços Herzog & Meuron. O "ninho" será o estádio official dos Jogos e veio substituir o Estádio Olímpico Guangdong.
Terá lugar para 91000 espectadores sentados durante os jogos. Depois a sua capacidade será reduzida para 85000 lugares. O estádio tem 330 metros de comprimento por 220 metros de largura, e 69,2 metros de altura. 250000 O metro quadrado (área útil relva) do estádio está a ser construído com 36 km de barras de aço, com um peso combinado de 45000 toneladas. Estima-se que o estádio possa vir custar até 325 milhões de euros.


O "cubo" obra do gabinete australiano PTW architects. Oficialmente conhecido como o National Aquatics Center, ou Watercube foi apelidado de "cool" durante a construção dos Jogos. O edifício é construído com uma pele azul translúcida que pode mudar de cor e por isso tornam -no parecido com um cubo de bolhas - como a que "borbolhar".
No interior tem 6000 lugares permanentes e 11000 temporários. Será concluído em março - tal como o "ninho" ambos são vistos como obras de arte e fazem parte do Olympic Green Área. O Watercube irá acolher durante as Olimpíadas de Pequim os eventos da natação. Mas, no futuro está preparado para se converter em uma zona comercial e centro de lazer com campos de ténis, um parque água, comercio, boates e restaurantes.
O exterior e no interior da pele são feitos materiais como o Teflon - ETFE (etileno-tetrafluoroethylene). Composto por duas camadas, é separada por uma passagem interior, que permite à construção respirar como uma estufa.
O custo exacto do edifício foi envolto em segredo, com as estimativas variando entre 150 e 200 milhões de euros. No entanto o custo inicial estimado era de cerca de 100 milhões euros.
Grande parte do edifício foi financiada pelo União Europeia, 110 milhões euros, o restante foi por privados oriundos de Hong Kong, Macau e Taiwan.




Nenhum comentário: